O Canil

Como nasce o Canil D'Aurora Barks?

 

Depois de 9 anos de experiência, no sopé da Serra da Gardunha, como criadora de Serras da Estrela de pêlo comprido enquanto cães de proteção dos meus rebanhos e Border Collies como cães de condução dos mesmos rebanhos, com o afixo Acinomagricultura, deparo-me em 2022 com a vida a apresentar-me várias partidas e de forma muito consciente a perceber no final deste difícil ano que o meu porto de abrigo foram sempre todos estes miúdos. .

A ligação com eles tornou-se tão forte que a minha vida futura só poderia fazer sentido com a continuação deste “trabalho” tão gratificante, ou seja, com a família toda reunida..

Dizem que trabalhar com paixão não é trabalho. E dizem muito bem!!!!.

 

Assim, e como diz o ditado “Ano Novo, Vida Nova”, nasce em janeiro de 2023 uma nova vida, um novo olhar no futuro, uma nova aurora, um novo projeto e um novo afixo,

D´Aurora Barks.

 

Foi desde muito miúda que aprendi a conviver, a respeitar, a amar os cães com a minha avó Aurora. E a “Nuca”, a cadela da avó (e muito nossa, minha e do meu irmão) era a companhia de todos os dias. Ia levar-nos à escola, ia connosco brincar ao Jardim do Morro, não faltava quando tínhamos de ir apanhar erva para os coelhos, ia ao tanque público “ajudar” a lavar as carpetes lá de casa, ... Ia e estava sempre lá!!!!

Com a vinda desta nova “aurora” na minha vida, inexplicavelmente os momentos passados com a avó Aurora estiveram sempre nos meus pensamentos. Decididamente estava assim escolhido o nome deste novo projeto vida.

O termo Barks aparece dedicado aos imensos latidos de felicidade que partilhei e continuo a partilhar com a minha família canina e em inglês para que de uma forma muito simples consiga homenagear todos os meus patudos que se encontram pelo mundo fora…. Meus patudos sim, pois sempre vou conseguindo acompanhar as suas vidas apesar de estarem longe.

 

A Criadora

 

 

A criadora Susana Walgode desde cedo iniciou o contato com os animais, onde primeiramente se apaixonou pelos cavalos. No mundo equestre desenvolveu várias atividades e formações, entre as quais,

Monitora de Equitação, Acompanhante de Turismo Equestre, Juíza formadora internacional de TREC (Tecnicas de Randoné Equestre de Competição), Responsável Técnica do Centro Equestre Monte da Castanheira,... Desta paixão ainda permanece a companhia e amor da égua do seu coração de seu nome Realeza com os seus deliciosos 25 anos de vida.

É formada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás dos Montes e Alto Douro (UTAD) desde 2004. Depois de concluir o curso, iniciou-se uma aventura por terras beirãs onde criou um projeto de produção animal com ovelhas de leite como produção principal. Alguns anos mais tarde surge a necessidade de combater os ataques ao rebanho por cães vadios e raposas e, portanto, surge a ideia de introduzir o primeiro exemplar Serra da Estrela, a doce Uva (que ainda permanece comigo). O sucesso do seu trabalho foi de tal ordem que a paixão por esta raça nunca mais parou...

 

Num verão de calor absolutamente estonteante, e após a louca aventura de tentar retirar o rebanho de um parque semeado com cereal, decide-se arranjar um cão que pudesse auxiliar de forma eficaz neste trabalho penoso. Após alguma pesquisa surge o Border Collie e poucos dias depois temos o nosso pequeno Ziggy (que partiu no final do ano passado (2022) da minha companhia física) que com o seu instinto concentrado em 2 meses de vida nos faz apaixonar loucamente por esta raça e ficar com a vontade de criar e selecionar estes miúdos fabulosos.

Cada uma destas raças com o seu trabalho bem definido, com temperamentos muito diferentes, com instintos distintos, mas muito bem direcionados, eles são e sempre serão as minhas raças de eleição para todo o sempre vivendo em harmonia.

Comprometimento

 

Como criadora responsável, séria, ética e apaixonada por estas duas raças, a minha promessa é a de continuar a criar e selecionar para a função, aliando a morfologia, mas sempre com especial atenção para a saúde e bem-estar.

Para isso são feitos rastreios de saúde, nomeadamente displasia da anca e cotovelo, de forma a diminuir o mais possível a propagação de doenças genéticas, as fêmeas do nosso programa de criação têm intervalos entre partos alargados, todos os meus cães são dadores de sangue para o Banco Nacional de Sangue, o que faz um rastreio alargado para a existência de doenças que possam surgir, têm acompanhamento veterinário regular e com as vacinas e desparasitações em dia e regulares.

Por isso mesmo todas as visitas são bem-vindas pois não há nada a esconder

.

Todos os cães são criados ao ar livre, o que lhes garante muita atividade e um crescimento feliz, sociável e saudável, sendo a matilha composta por machos e fêmeas de ambas as raças com um convívio perfeitamente cordial e pacífico fruto de uma educação, desde tenra idade, muito firme e cheia de amor.

 

Novas Famílias

 

A seleção rigorosa das futuras famílias permite-me dizer de forma muitíssimo babada que ao longo destes anos de criação arranjei imensos amigos, aqui e além-fronteiras, à “custa” da partida dos meus bebés.
E é tão bom sentir isso!!!

 

Os nossos cachorros são entregues:

- a partir das 8 semanas de idade
- Com pedigree (LOP ou RI consoante a linhagem dos progenitores)
- Com vacinação e desparasitação de acordo com a idade comprovada pela entrega do respetivo Boletim/Passaporte Veterinário
- Microchip registado e respetiva declaração de alteração de proprietário
- Fatura de aquisição
- kit de ração Júnior para manter ou fazer a transição.

 

 

- Compromisso de ambas as partes para que seja possível fazer o acompanhamento do crescimento de cada cachorro
- Compromisso pessoal para total disponibilidade para ajudar com dúvidas/situações que possam surgir às novas famílias ao longo da vida do cão

 

Bebés saudáveis e felizes são a base desta paixão.

 

D'AURORABARKS

Lenda

CPC

LICRASE